- Recrutador anuncie a vaga nos comentários abaixo com o perfil do candidato esperado

- Candidato caso tenha o perfil para alguma das vagas leia atentamente as instruções dadas pelo selecionador para o envio do currículo

Instruções:

* Para verificar comentários com vagas mais recentes clique em "Classificar por"
- Siga as instruções dadas pelo selecionador para candidatar-se
- Curta o comentário da vaga ou compartilhe com seus amigos
- Indique candidatos no perfil

Empresas e Profissionais

* ao publicar oportunidades, informe a data "__/__/___" no inicio do anúncio




terça-feira, 1 de abril de 2014

Competências profissionais


 
 
 

Quando o assunto é competências para o mercado de trabalho logo me vem á mente uma das que considero mais importante, a adaptabilidade, essa seria uma característica pessoal mais de extrema importância.  

Quem nunca se sentiu da seguinte maneira: primeiro emprego, no primeiro Mês você se sente perdido e pergunta-se: o que estou fazendo aqui? No decorrer de suas tarefas e empenho você vai adquirindo experiências e se torna adaptável a sua função e ao método da organização. Quando isso não acontece na maioria das vezes o colaborador ou não dura na empresa ou ao término do período de experiência ainda não se sente a vontade para realizar todo procedimento/atividades que poderão surgir.

Digamos que o exemplo acima do primeiro emprego aconteça numa empresa em que o trabalho em equipe seja constante, será que o colaborador caso não possua algumas das qualidades como: responsabilidade, humildade, comunicação, comprometimento, mesmo que este possua conhecimentos atualizados, teria uma boa convivência ou seria adaptável?

E a ética?

A ética faz parte de nossa vida, por isso está presente podemos dizer em “tudo” e daí encontra-se em ambientes específicos como o que estamos explanando que é a ética profissional como em outras, ética educacional, ética nos esportes e acreditem se quiserem ética até na política.

É ótimo quando trabalhamos ou convivemos num local em que o equilíbrio e bom funcionamento social existem, é aí que entra a ética.

Agora imaginem comigo um médico totalmente antiético, iria faltar zelo e o melhor de sua capacidade profissional, e se lermos alguns trechos dos princípios fundamentais que a eles se confiam veremos o Art. 6° que diz - O médico deve guardar absoluto respeito pela vida humana, atuando sempre em benefício do paciente. Jamais utilizará seus conhecimentos para gerar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano, ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.

Depois que lemos nos perguntamos, pra que um artigo em lei dizendo o que todos já sabem ser o certo a fazer?

Infelizmente nem sempre a conduta e comprometimento correspondem com o que estamos discutindo aqui.

E para você quais são as principais competências pessoais que levam ao desenvolvimento e convivência melhor no trabalho?

Um comentário:

  1. O tema abordado é muito interessante e importante, não só para os novos profissionais, mas também para aqueles mais experientes.
    Quando você citou a questão da adaptação, lembrei a uma das características muito solicitadas quando se monta um perfil profissional: a flexibilidade. Um dos motivos desta característica ser tão valorizada, é o fato das constantes mudanças ocorridas no ambiente organizacional, ocasionando assim novos desafios a cada dia. Como finalmente os gestores (pelo menos alguns), se conscientizaram que o grande diferencial é o seu "Recurso Humano", este passou a ser peça fundamental nas estratégias organizacionais, daí a importância deste ser flexível o suficiente para se adaptar a estas mudanças e com isso contribuir para que as metas das organizações possam ser alcançadas.
    Em relação ao primeiro emprego, este sempre será um desafio. Pois por mais que o profissional possua alguma experiência (aqui considero também as adquiridas nos estágios), enfrentar os novos desafios de um novo emprego e sabendo que o tempo todo está sendo observado e avaliado, causa um mal estar que é normal. Se a organização prepara seus colaboradores para serem multiplicadores, o período de experiência será mais fácil para o novo colaborador, pois haverá investimento em seu desenvolvimento, cabendo a ele investir na oportunidade que está recebendo. Entretanto, muitas vezes é cultura da organização a insegurança, a competitividade de forma antiética, dentre outras características e, a contratação de um novo colaborador, principalmente quando este está substituindo algum profissional, pode ser percebida pelos outros de forma negativa, chegando algumas vezes ao "boicote". Para isso, apesar da pouca experiência, o novo colaborador precisa estar atento às informações recebidas, analisando tudo que acontece ao seu redor e tentar manter um bom relacionamento interpessoal com a equipe da qual faz parte.
    Trabalhar em equipe é sempre um grande desafio, pois temos que ter a capacidade de lidar com pessoas com valores muitas vezes bem diferentes dos nossos. Lembrando que precisamos do outro para desenvolver nosso trabalho e para manter um ambiente saudável no nosso trabalho, que é um dos grandes responsável pelo alcance do sucesso.
    A ética é fundamental em qualquer profissão. Infelizmente nos dias atuais percebo que os profissionais recém formados respeitam mais os conceitos éticos, do que muitos profissionais experientes. Talvez isso se dê devido a característica do nosso país de dar o "jeitinho" para tudo. E este jeitinho torna-se uma prática "normal" e infelizmente aceitável para a população. Associado a isso, também existe a ausência de punição, pois dificilmente ouvimos falar de profissionais que cometem atitudes anti éticas e são punidos pela lei ou pelo menos pelo órgão regulador ao qual deveria responder. Desta forma,mesmo as vítimas de tais atitudes por descrença acabam não denunciando, o que só reforça tais atitudes por parte de muitas que se dizem profissionais.

    ResponderExcluir